Os dez aeroportos brasileiros com mais atrasos em julho; Natal lidera lista
O mês de julho, período de férias escolares, foi marcado por atrasos e cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros. O Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante (RN), liderou o ranking em maior porcentagem, de acordo com o levantamento da AirHelp, empresa que presta serviços jurídicos para passageiros de companhias aéreas.
De acordo com a AirHelp, 197 voos foram afetados por atrasos maiores do que 15 minutos e cancelamentos no aeroporto de Natal. Esse valor representou quase 28% dos 719 voos realizados em todo o período.
No levantamento da empresa também aparecem outros nove aeroportos que bateram números expressivos de atrasos e cancelamentos de voos. Na segunda colocação aparece o Aeroporto Internacional de Navegantes (SC): com 20,8% de atrasos e cancelamentos; em terceiro e quarto lugar estão os Aeroportos de Manaus (AM) e do Foz do Iguaçu (PR), com 17,2% do total dos voos atrasados ou cancelados em cada local.
Confira a lista completa abaixo:
• 1º lugar: Aeroporto Internacional de Natal com 60 voos atrasados e 137 cancelados de um total de 719 viagens;
• 2º lugar: Aeroporto Internacional de Navegantes com 125 voos atrasados e 16 cancelados de um total de 678 viagens;
• 3º lugar: Aeroporto Internacional de Manaus com 143 voos atrasados e seis cancelados de um total de 867 viagens;
• 4º lugar: Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu com 89 voos atrasados e zero cancelados de um total de 518 viagens;
• 5º lugar: Aeroporto Internacional de Maceió (AL) com 125 voos atrasados e sete cancelados de um total de 777 viagens;
• 6º lugar: Aeroporto Internacional Santos Dumont (RJ) com 668 voos atrasados e 69 cancelados de um total de 4.367 viagens;
• 7º lugar: Aeroporto Internacional de Recife (PE) com 476 voos atrasados e 14 cancelados de um total de 3.119 viagens;
• 8º lugar: Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) com 1.275 voos atrasados e 22 cancelados de um total de 8.574 viagens;
• 9º lugar: Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS) com 324 voos atrasados e 28 cancelados de um total de 2.354 viagens;
• 10º lugar: Aeroporto Internacional de Belém (PA) com 184 voos atrasados e 15 cancelados de um total de 1.331 viagens.
Direto do consumidor
Se o consumidor quiser reivindicar uma indenização ele deve estar cientes de algumas condições, como por exemplo, verificar se o atraso ou cancelamento realmente fez ele sofrer, o estressou ou causou uma lesão.
Caso o passageiro precisou faltar a uma consulta médica importante, cancelamento de contrato, demissão, afastamento de um acontecimento de grande relevância emocional, pode solicitar um pedido de indenização perante a companhia aérea.
Quando o consumidor já sofreu os chamados “danos morais” e pode prová-los, ele terá uma boa chance de conseguir uma indenização financeira de até R$ 10 mil. A oportunidade de obter uma compensação financeira aumenta se a companhia aérea for a responsável direta pela interrupção do voo, por problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo.
Fonte: UOL